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Carros com GNV de 3ª geração podem usar o Variador atuando no MAP e se a injeção flex e/ou com 2 sondas na mesma saída de coletor utiliza o Simulador de Sonda Flex da Verptro Master Compact II. Enviamos manual para instalação, mas recomendamos prática.
Product ID: 1301
Product SKU: 1301
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Variador de Avanço MA HT e Simulador de Sonda Flex Duplo Master Compact II Verptro GNV
Código: 1301

Variador de Avanço MA HT e Simulador de Sonda Flex Duplo Master Compact II Verptro GNV

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Disponibilidade: Disponível em 2 dias úteis Referência: 1301

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Produtos do kit

  • Simulador Flex 1 ou 2 Sondas GNV VERPTRO ESL Master Compact II

    Ref: 875
    1 unidade
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Simulador de Frete
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O Simulador para Flex ou Dupla Sonda

Variador de Avanço MA HT e Simulador de Sonda Lambda Flex Dupla

Variador de Avanço MA HT VERPTRO

DESCRIÇÃO: Variador de Avanço que atua no MAP

Este produto foi desenvolvido para a função de variar o avanço de ignição do motor atuando sobre o sinal do sensor MAP.
O MA-HT possui dois Trimpots com duas funções distintas. A primeira função é atuar no motor com baixa carga e a segunda função é atuar no motor quando está com alta carga.
Os dois ajustes são de fácil execução pois ambos possuem seus respectivos LEDS indicadores.

APLICAÇÃO: Este produto pode ser aplicado na maioria dos veículos nacionais e importados e que possuam sensor MAP. Consulte a Verptro em caso de dúvida.

+ Alimentação de 12V
+ Sensor MAP
+ Kit de 2ª, 3ª ou 4ª geração.

INSTALAÇÃO: Posicionamento do módulo eletrônico e suas partes

+ Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
+ Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
+ O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
+ Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo.
+ Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.
+ Identificar o sinal do sensor MAP.
+ Instale o produto conforme indicado no esquema do manual ou fotos
Nota: Nunca elimine o fusível do fio vermelho do chicote do produto que é ligado no borne positivo da bateria.

VISÃO FRONTAL

LED VERMELHO – indica atuação do variador do motor sem carga.
LED VERDE – indica atuação do variador do com carga alta.
TRIMPOT ESQUERDO – atua na faixa de motor com baixa carga ou sem carga.
TRIMPOT DIREITO – atua na faixa de motor com carga alta.

COMPATIBILIDADE:

+ Verifique a compatibilidade com seu veículo. Muitos veículos são compatíveis até 4ª geração, mas pode ter variadores com melhor desempenho e específico para o carro que atuem na(s) bobina(s) ou sensor(es) de rotação.

CONTEÚDO DA EMBALAGEM::

+ Módulo Variador de Avanço MA HT
+ Chicote Elétrico de Instalação
+ Manual e Certificado de Garantia na embalagem

MANUAL e SUPORTE:

+ Enviamos o Manual de Instalação e Configuração
+ Atendemos para dúvidas básicas e tem ótimo atendimento do Suporte da VERPTRO

AJUSTE E CALIBRAÇÃO

Pré-ajustar os dois Trimpots totalmente no sentido horário  .
Calibrar o funcionamento do motor no GNV.
Com o motor em marcha lenta, observar que os dois leds do produto devem estar apagados.
Com o motor funcionando em marcha lenta no GNV e sem nenhuma carga ligada, ajustar o Trimpot da esquerda até que o LED VERMELHO acenda. Deixar este led aceso.
Ligue todas as cargas (Farol alto e o Ar condicionado na máxima refrigeração quando houver)
Ainda com o motor em marcha lenta, ajuste lentamente o Trimpot da direita até que o LED VERDE acenda.
Agora com o LED VERDE aceso, reajuste o Trimpot da direita lentamente até o LED VERDE apagar.
Desligue todas as cargas e certifique que o LED VERMELHO continua aceso (e deve permanecer aceso)

RECOMENDAÇÕES:

+ Recomendamos que sejam respeitadas as normas do INMETRO para instalação
+ Após a instalação do Variador sugerimos aproveitar e regular o GNV
+ Na 3ª geração sugerimos ler o artigo "Como Regular GNV"


Simulador de Sonda Flex e 2 Sondas em Sequência

Aplicação: Este produto pode ser aplicado na maioria dos veículos flex-fuel ou também mono combustível que possuam:
SENSOR MAP de 3 ou 4 fios.
Alimentação de 12V.
Sinal da sonda Lambda pre catalisador e pós catalisador de 0 a 1V.

OBSERVAÇÃO: Os textos abaixo ainda serão altrerados em breve.

Consulte a Verptro em caso de dúvida.

O emulador Master Compact II permite você escolher qual combustível usar. Seja gasolina ou etanol, que esteja no tanque, ele simula o combustível líquido do seu carro, para que você tenha tranquilidade ao usar o GNV.

Duplo emulador de sonda Lambda 0-1V

Conheça mais detalhadamente:

O I-Flex MASTER COMPACT II é um dispositivo eletrônico destinado ao uso em veículos com tecnologia bicombustível convertidos para o GNV e que possuem sensor MAP e sensores de oxigênio de 0 – 1V.

Sua função é gerar uma simulação do sinal da sonda Lambda do veículo de tal forma que a central eletrônica do veículo mantenha a memorização dos parâmetros do combustível líquido que está no tanque.
Simula também o sinal do sensor Lambda pós-catalisador, possuindo no momento 4 tipos de simulação para esta sonda.
O I-Flex MASTER COMPACT II utiliza um microprocessador com um eficiente software que lhe permite não somente a identificação do combustível líquido (etanol ou gasolina) como também a correta simulação de acordo com as condições de funcionamento do motor e do combustível identificado.
Informar ao motorista através do Led Flex o tipo de combustível líquido identificado e a ser simulado.
Possibilita a troca de combustível identificado / simulado através de um simples toque no botão Flex.
Possui até o momento 4 tipos de simulação de sinal da sonda Lambda pós catalisador. RETIRAR
O I-Flex MASTER COMPACT II assim como seus antecessores também pode ser utilizado em veículos mono combustível, mas para isso algumas medições no combustível liquido devem ser realizadas. Consulte a Verptro.

BOTÃO FLEX
No GNV: tem a função de fazer a troca forçada do combustível simulado que é indicado pelo LED FLEX.
No Líquido: tem a função de trocar o banco da simulação de sonda pós catalizador.

CHAVES DE PROGRAMAÇÃO
As chaves 1 a 5 selecionam a motorização / veículo
A chave 6 em conjunto com o banco de simulação, permite a seleção do sinal de simulação da sonda pós catalisador. Ver detalhe na descrição de ajuste/calibração

LED FLEX:
Este LED pode acender em três cores e cada uma indica uma condição:
Apagado: Indica que o produto está na fase de aquecimento do motor.
Aceso Vermelho: Indica que o produto está na fase de identificação do combustível líquido.
Piscando Vermelho: indica que a rotação do motor está acima da marcha lenta.
Aceso Amarelo: indica que foi identificado o combustível líquido Gasolina.
Aceso Verde: indica que foi identificado o combustível líquido Etanol.
LED VERMELHO:
Indica o estado da mistura do combustível líquido.
Apagado indica mistura pobre.
Aceso indica mistura rica.
LED VERDE:
Indica que o produto está lendo o sinal dos bicos injetores. Só apaga quando o motor está em cutoff.  Sempre deve piscar independentemente de estar no líquido ou no GNV.
LED AMARELO ( ao lado do LED VERDE)
Indica o estado do sinal simulado para a sonda pré catalisador.
LED AZUL (Não aparece no desenho)
Este LED fica montado atrás do Botão Flex.
Ele indica o modo de injeção de combustível determinado pela central do veículo.
Aceso: modo semi-sequencial.
Apagado: modo sequencial.
LED AMARELO (não aparece no desenho)
Este LED está montado no fundo da placa do módulo eletrônico.
Só é visível quando pisca.
Este LED tem a função de indicar o banco de simulação a ser utilizado pela chave 6.
A seleção do banco é feito através do Botão Flex como descrito anteriormente.
A indicação do banco selecionado é feita da seguinte forma:
LED AMARELO APAGADO indica a seleção do banco 0 de simulação
LED AMARELO piscando uma vez a cada 2 segundos indica banco 1 de simulação.

Posicionamento do módulo eletrônico e suas partes
Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica para evitar a soltura do guarda pó.
Instalação

OBS: Para maiores detalhes veja o manual que acompanha o produto

Faça sempre a instalação com o motor desligado.
Identifique o sinal pulsante do bico injetor 1 e do bico injetor 4.
Identifique o fio de sinal do sensor MAP.
Identifique os fios de sinal do sensor de oxigênio pré e pós catalisador.
Faça a instalação conforme indicado no esquema abaixo:

SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO NA ORDEM APRESENTADA

Atenção:

Não transferir o motor para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível líquido.
O I-Flex MASTER COMPACT II só identifica o combustível líquido quando o motor estiver funcionando no mesmo.
Ao se transferir o funcionamento do motor o I-Flex MASTER COMPACT II recupera o último combustível líquido identificado e passa a simulá-lo.
O combustível líquido pode ser etanol ou gasolina, mas não a mistura dos dois.

INSTRUÇÕES DE PROGRAMAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E AJUSTES

Instruções de programação das chaves

Selecione as chaves de 1 a 6 e o banco de simulação conforme a tabela de aplicação no final deste documento.
Processo de identificação do combustível líquido

Toda vez que o motor é ligado e mantido funcionando no combustível líquido a MASTER irá executar este processo.
Durante a fase de identificação do combustível líquido não transfira o funcionamento do motor para o GNV.
Se o funcionamento do motor for transferido para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível líquido então a MASTER irá recuperar o último tipo de combustível identificado.
O Processo de identificação é dividido em 3 fases:
Aquecimento (LED FLEX APAGADO)
Identificando (LED FLEX aceso na cor VERMELHA)
Combustível identificado (LED FLEX na cor VERDE ou AMARELO ALARANJADO)
Ligue o motor e deixe-o trabalhando no combustível líquido
Esta é a fase de aquecimento do motor (dura aproximadamente 3 minutos)
Observe o quadro abaixo:

LED VERDE
Deve piscar indicando que os pulsos de injeção estão sendo detectados

LED AMARELO (SIMULAÇÃO)
Neste momento este LED pisca de forma aleatória.

LED VERMELHO (SONDA PRÉ)
Deve piscar conforme a correção da mistura Ar/Combustível

·        Aceso – mistura rica

·        Apagado – mistura pobre

LED FLEX

Este LED deve estar apagado indicando que o produto está no processo de aguardar o aquecimento do motor.

LED AMARELO BANCO

Este LED se comporta conforme o BANCO selecionado

·        Apagado – BANCO 0

·        Pisca 1 vez – BANCO 1

·        Pisca 2 vezes – BANCO 2

Ajuste do GNV

Transferir o funcionamento do motor para o GNV.
Ajustar a dosagem do GNV
De modo geral, em marcha lenta sem nenhuma carga ligada, o LED VERMELHO de mistura deve ficar aceso.

Uso diário

No uso diário não é necessário executar a identificação de combustível líquido.
Em locais muito frio recomendamos não deixar o motor em marcha lenta aquecendo no combustível líquido. Se quiser aquecer o motor usando o combustível líquido então recomendamos transferir o motor para o GNV e logo em seguida voltar para o combustível líquido pois assim a MASTER irá recuperar o combustível memorizado e não efetuará uma identificação desnecessária.
Só é necessário executar a identificação no momento da instalação ou quando houver troca do tipo combustível líquido. Extremamente importante é que se houver troca de combustível líquido, o tanque deverá ser enchido totalmente com praticamente 100% do novo combustível.  E após o abastecimento o veículo deverá rodar pelo menos 20Km (somente com o novo combustível, sem transferir para o GNV) para que a central do veículo se adapte. Após estes 20Km o motor deve ser desligado e após alguns minutos (*) religar no líquido e deixar o produto fazer a identificação.
(*) Alguns veículos permanecem com o sistema energizado por vários minutos após o motor ser desligado.  Nesses casos deve-se aguardar o desligamento total para que a MASTER possa executar a nova identificação de combustível.  Em alguns veículos pode ser necessário trocar a programação das chaves portanto recomendamos que quando for efetuar a troca de combustível líquido isto seja feito em uma convertedora homologada.

GARANTIA: A VERPTRO garante o funcionamento deste produto para o fim ao qual ele foi projetado.
A garantia é de 12 meses a partir da venda do produto ao convertedor.

Qualquer defeito de fabricação neste produto somente implica à VERPTRO na troca do mesmo, não cabendo qualquer responsabilidade por danos a pessoas ou a quaisquer peças e partes.
A VERPTRO reserva a si o direito de executar alterações técnicas, no todo ou em partes, sempre que julgar necessário portanto, sempre que for necessária a troca de algum produto este poderá ser feito por um modelo equivalente e que fizer parte da linha de produtos na data da solicitação de garantia.

Estado do LED AMARELO montado no fundo do módulo

0 APAGADO
1 PISCANDO UMA vez
2 PISCANDO DUAS vezes

Sempre que houver um novo abastecimento, trocando o tipo de combustível líquido nos veículos FLEX, antes de comutar para o GNV percorra uns 30 km no combustível líquido para a injeção eletrônica se adaptar ao novo combustível e pare pelo menos uma única vez na marcha lenta por aproximadamente 2 minutos, para o T68 e efetuar a programação automática dos parâmetros de injeção (Mais detalhes em Programação no manual).


REFERÊNCIAS PARA BUSCAS

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REFERÊNCIAS PARA BUSCAS

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Variador de Avanço MA Verptro Versa MA HT
Simulador de Sonda Flex Duplo Verptro Master Compact II

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